HIPERIDROSE AXILIAR / PALMAR
O QUE Ă HIPERIDROSE?
Ă uma condição que provoca suor excessivo. Os pacientes podem suar mesmo em repouso. A sudorese Ă© uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. Ă normal suar quando estĂĄ calor, ou durante a prĂĄtica de atividades fĂsicas, ou em certas situaçÔes especĂficas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.
PorĂ©m, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores. Isso porque as glĂąndulas sudorĂparas dos pacientes sĂŁo hiperfuncionantes. A hiperidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditĂĄrios ou doenças. Diferentes regiĂ”es do corpo podem ser acometidas pela hiperidrose: axilas, palma das mĂŁos, rosto, cabeça, sola dos pĂ©s e virilha.
Quando hå transpiração extrema, esta pode ser embaraçosa, desconfortåvel, indutora deansiedade e se tornar incapacitante. Pode perturbar todos os aspectos da vida de uma pessoa, desde a escolha da carreira e atividades recreativas até relacionamentos, bem-estar emocional e autoimagem.
SINTOMAS
O principal sintoma da hiperidrose é o suor excessivo, seja em todo o corpo, sejam em åreas localizadas, como axilas, mãos, pés ou rosto.
DIAGNĂSTICO
HĂĄ dois tipos de hiperidrose, primĂĄria focal e secundĂĄria generalizada. A hiperidrose focal aparece na infĂąncia ou adolescĂȘncia, geralmente, nas mĂŁos, pĂ©s, axilas, cabeça, ou rosto. As pessoas nĂŁo suam quando dormem, ou em repouso. Normalmente hĂĄ mais pessoas na mesma famĂlia com o mesmo problema. A hiperidrose primĂĄria focal afeta de 2 a 3% da população, no entanto, menos de 40% dos pacientes com essa condição consultam um mĂ©dico.
O outro tipo é a hiperidrose secundåria generalizada. Este tipo de transpiração excessiva é causado por uma condição médica, ou é efeito colateral de uma medicação. Ao contrårio da hiperidrose focal primåria, as pessoas com hiperidrose secundåria suam em todas as åreas do corpo ou em åreas incomuns. Outra diferença fundamental entre os dois tipos de hiperidrose é que pessoas com hiperidrose generalizada secundåria podem transpirar excessivamente durante o sono.
A hiperidrose secundåria começa na fase adulta. O tratamento deste tipo de sudorese envolve primeiro determinar a causa da condição, seja outra doença ou uma medicação.
TRATAMENTO
-
Antitranspirantes: sudorese excessiva pode ser controlada comantitranspirantes;
-
Medicamentos: drogas anticolinĂ©rgicas ajudam a impedir a estimulação das glĂąndulas sudorĂparas, mas, embora eficazes para alguns pacientes, Ă© pouco receitado. Os efeitos colaterais incluem boca seca, tonturas e problemas com a micção. Os beta-bloqueadores ou benzodiazepĂnicos pode ajudar a reduzir a transpiração relacionada ao estresse;
-
Iontoforese: Este procedimento usa eletricidade para âdesligarâ temporariamente a glĂąndula do suor e Ă© mais eficaz para a transpiração das mĂŁos e dos pĂ©s. As mĂŁos e os pĂ©s sĂŁo colocados em ĂĄgua e, em seguida, liga-se uma leve corrente elĂ©trica. Esta Ă© gradualmente aumentada atĂ© que o paciente sente uma sensação de formigamento. A terapia dura entre 10 e 20 minutos, e requer vĂĄrias sessĂ”es. Os efeitos colaterais, embora raro, incluem bolhas e rachaduras da pele;
-
Toxina botulĂnica tipo A: A toxina botulĂnica purificada pode ser injetada na axila, nas mĂŁos ou nos pĂ©s para bloquear temporariamente os nervos que estimulam a sudorese;
-
Simpatectomia torĂĄcica:Ă o mĂ©todo mais efetivo! Este procedimento desliga o sinal que diz ao corpo para suar excessivamente, normalmente realizado em pacientes cujas palmas das mĂŁos ou axila suam excessivamente. Uma complicação possĂvel Ă© começar a suar em outras ĂĄreas do corpo, onde isso nĂŁo ocorria anteriormente.