ABSCESSOS
O QUE É UM ABCESSO?
Abscesso é o acúmulo localizado de pus em um tecido, originandocavidade limitada por uma membrana de tecido inflamatório.
Origina-se quando bactérias invasoras são atacadas pelas células de defesa do organismo (leucócitos) e as células mortas nesse combate
se desintegram formando pus e detritos.
Apresentam como agente etiológico patógenos microbiológicos, como as bactérias piogênicas, ameba, bacilo da tuberculose e determinadas
substâncias quÃmicas.
Os locais mais comuns são em suas axilas, áreas ao redor do ânus e da vagina, base da espinha dorsal (abscesso pilonidal), em torno de um dente (abcesso dentário) e na virilha. A inflamação em torno de um folÃculo pode levar à formação de um abcesso, que é chamado de furúnculo.
FATORES DE RISCO
Pessoas com sistema imunológico debilitado podem ter abscessos com mais frequência. Aqueles com qualquer uma das seguintes condições estão em maior risco de ter abscessos mais graves, uma vez que o corpo tem uma capacidade diminuÃda de evitar infecções:
-
Corticoterapia crônica
-
Quimioterapia
-
Diabetes
-
Câncer
-
AIDS
-
Anemia falciforme
-
Leucemia
-
Distúrbios vasculares periféricos
-
Doença de Crohn
-
Colite ulcerativa
-
Queimaduras graves
-
Trauma grave
-
Alcoolismo
-
Abuso de drogas
Outros fatores de risco para abscesso incluem a exposição a ambientes sujos, exposição a pessoas com certos tipos de infecções de pele, falta de higiene e má circulação.
SINTOMAS
Variam de acordo com o local afetado. Todavia, as principais manifestações de um abscesso são hiperemia (vermelhidão), edema (inchaço), calor e dor local. Estes sintomas agravam na medida em que o abscesso distende a área e tende a romper através da pele. A dor se deve a pressão exercida pelo pus sobre terminações nervosas, sendo que o desconforto é aliviado após o rompimento do abscesso ou quando este é drenado.
A maioria dos abscessos pioram sem cuidados. A infecção pode se espalhar para os tecidos sob a pele e até mesmo para a corrente sanguÃnea.
Se a infecção se espalha para o tecido mais profundo, você pode desenvolver febre e começar a se sentir mal.
Quando um abscesso não recebe tratamento, pode ocorrer resolução espontânea, sendo reabsorvido, fistulando para o meio externo ou
encistando. Quando fistula para cavidades interiores do corpo, origina um empiema (coleção de pus dentro de uma cavidade natural do corpo), mas também pode haver complicações e seu conteúdo pode alcançar a corrente sanguÃnea, resultando em bacteremia e, nos casos mais sérios, em septicemia.
BUSCANDO AJUDA MÉDICA
Marque uma consulta médica se alguma das seguintes situações ocorrer:
-
Você tem uma ferida maior do que 1 cm de diâmetro;
-
A ferida continua a aumentar ou se torna mais dolorosa;
-
A ferida está em ou perto de sua área retal ou na virilha;
-
Você tem uma febre (37,8°C ou superior).
Procure o departamento de emergência de um hospital se alguma destas
condições ocorrer com um abcesso:
-
Febre de 39°C ou superior, especialmente se você tiver uma doença crônica ou está fazendo terapia com esteroides, quimioterapia ou diálise
-
Seus gânglios linfáticos estão inchados, e não necessariamente aqueles
-
próximos ao abscesso.
-
Qualquer abscesso facial maior do que 1 cm de diâmetro.